Gravidez dá sono? Por que as mulheres ficam tão cansadas?
A gestação é acompanhada de diversas mudanças para a mulher, seja no corpo, na mente, na rotina e até nos planos para o futuro. Mas essas não são as únicas diferenças que acontecem, porque o sono também é um fator que se modifica muito de acordo com cada estágio da maternidade.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo para explicar porque gravidez dá sono e tirar outras dúvidas sobre o assunto. Está pronta? Então siga a leitura:
Afinal, gravidez dá sono?
Sim, gravidez dá sono e causa muito cansaço no primeiro trimestre da gestação e isso se dá por dois motivos principais: aumento do fluxo sanguíneo e aumento da progesterona.
O primeiro é em relação à quantidade de sangue circulando, que aumenta bastante, fazendo com que o coração gaste muito mais energia bombeando tudo — e isso gera um certo cansaço.
Já o segundo se refere ao hormônio, essencial no desenvolvimento do neném em sua barriga, por isso os níveis aumentam em até 500% durante o primeiro trimestre da gestação.
Entretanto, ela tem funções anestésicas, tranquilizantes, que reduzem as atividades mentais, ou seja, acontece uma grande diminuição no ritmo cerebral, levando à sonolência.
Confira também: guia de como calcular data do parto
Quais são as outras alterações no sono que ocorrem na gravidez?
O sono não é, necessariamente, uma constância durante a gravidez, isso porque as condições podem levar a diferentes experiências.
Uma pesquisa realizada para a Revista de Ciências Médicas e Biológicas¹ mostrou que no primeiro trimestre, 87,1% das mulheres estudadas apresentaram boa qualidade do sono. Entretanto, esse percentual caiu para 72% entre as que estavam no segundo trimestre e para 25% entre as que estavam no último trimestre.
Além disso, uma pesquisa internacional² aponta que a necessidade constante de urinar, dores no corpo e dificuldade de encontrar posições confortáveis para dormir são as maiores causas do sono ruim na gravidez.
Mas além deles, a idade, estágio da gestação, até a renda financeira da casa, condições de igualdade e raça, obesidade e sobrepeso, também afetam a qualidade do sono das mulheres estudadas.
Vale mencionar também que noites mal dormidas, costumam ter uma conexão com diversos problemas gestacionais, tais como baixo peso do neném ao nascer, parto pré-maturo, lentidão na expansão intra uterina, hipertensão gestacional, diabetes e mais sintomas depressivos.
Como amenizar as mudanças no sono durante a gravidez?
Agora que você sabe que gravidez dá sono, tal como também o tira, trouxemos algumas dicas para te ajudar a amenizar essas mudanças.
- Bata a sua meta de líquidos diários até as 17h, diminuindo a necessidade de ir ao banheiro à noite;
- Crie uma rotina de horários para dormir e acordar todos os dias;
- Evite exagerar nos alimentos apimentados, pesados ou frituras;
- Faça exercícios para postura e para dor lombar e musculoesquelética;
- Fique pelo menos uma hora sem celular, tablet e televisão antes de ir dormir;
- Pratique atividades físicas por pelo menos 30 minutos todos os dias (sempre seguindo a orientação do seu médico);
- Tire cochilos diurnos de mais ou menos 25 minutos.
Qual a melhor posição para dormir em cada fase da gestação?
Segundo o Serviço Nacional de Saúde de Portugal³, até a 27ª semana, você pode dormir de barriga pra cima ou de lado. Mas, a partir da 28ª não é mais indicado, porque o peso do útero e bebê pressionam alguns vasos importantes para a condução sanguínea ao coração.
É melhor ficar do lado esquerdo, com a perna flexionada (porque o direito pode causar enjoo).
- A dica é usar os travesseiros e almofadas ao seu favor. Coloque uma nas costas para elevar o corpo e evitar enjoo;
- Coloque um travesseiro abaixo da perna direita, para que ela fique elevada e dobrada, evitando dores;
- Você pode optar também por colocar um travesseiro na barriga, evitando que ela fique muito desconfortável durante a noite.
- Se não tiver tantos enjoos e quiser mudar de posição, aproveite as idas para o banheiro e deite-se para o lado direito um pouco.
Espero que este texto tenha respondido se gravidez dá sono de forma clara e tenha sido esclarecedor no assunto. Aproveite também para conferir nosso artigo sobre ideias para chá revelação + decoração e dicas! Te desejamos uma gestação tranquila e saudável, e até a próxima!
REFERÊNCIAS:
- Kelvin Leite Moura; Cinthia Santos Araújo Gonçalves; Damião Flávio dos Santos. Avaliação da qualidade do sono de gestantes em uma Unidade Básica de Saúde de Campina Grande – PB. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, 2021.
Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cmbio/article/download/45298/26019/188028 <Acesso em: 19/01/2024> - Sara Al-Musharaf. Changes in Sleep Patterns during Pregnancy and Predictive Factors: A Longitudinal Study in Saudi Women. Nutrients, National Library of Medicine, 2022.
Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9268456/ <Acesso em: 19/01/2024>
Serviço Nacional de Saúde. Posição Para Dormir Na Gravidez. República Portuguesa.
Disponível em: https://www.chts.min-saude.pt/mais-saude/descomplicar-a-gravidez/posicao-para-dormir-na-gravidez/ <Acesso em: 19/01/2024>