Para ter uma gestação tranquila e sem neuras, é importante que a futura mamãe saiba medir quais são os alimentos que devem e os que não devem entrar na sua dieta. Alimentar-se bem é, na escala de importâncias, o item número 1 das prioridades essênciais do período gestacional. Atualmente é fácil encontrar, seja na web ou em cartilhas, informações úteis sobre como deve ser a alimentação da mamãe nesta fase. Devemos lembrar que os cuidados são importantes nesta fase e não devem ser colocadas de lado. Pensando nisto, fizemos uma breve pesquisa sobre os principais alimentos onde a gestante deve evitar ou tomar bastante cuidado na alimentação.
Bebidas alcóolicas devem ser evitadas durante a gestação. Além de prejudicar a formação do bebê, o álcool está associado à má formação do feto. Antes de consumir alguma bebida, o ideal é conversar com seu obstetra. Os cafés e energéticos já são responsáveis pelo aumento da frequência cardíaca em qualquer pessoa que a consome, porém as grávidas possuem esta frequência já alterada devido ao desenvolvimento do feto e a maior circulação do sangue no corpo. Beber estimulantes podem causar aumento da pressão arterial, dificultando o desenvolvimento do feto. Além do mais, as bebidas energéticas possuem conservantes que devem ser evitados por qualquer pessoa.
Para as mulheres que tem o costume de beber chás, durante a gestação devem tomar cuidado. A ingestão de ervas em grandes quantidades pode ser prejudicial à saúde do bebê. Em alguns casos podem provocar inflamações e diarréias. Chás comuns como erva-doce, camomila e hortelã podem ser tomados sem preocupação, mas com moderação, claro.
Já os refrigerantes não são declaradamente proibidos, mas alguns cuidados devem ser denotados: causam estufamento gástrico em qualquer pessoa, nos casos de refluxo e gastrite o problema pode ser intensificados.As versões ‘zero’ e ‘light’ possuem muito sódio, que podem desregular a pressão arterial da gestante. Durante os nove meses, o ideal é trocar o adoçante para sucralose, mas se você não consegue viver sem as gotinhas de sacarina, consulte o seu obstetra para saber em qual quantidade deve-se consumir.
Aproveite também para conferir nossas peças abaixo e até a próxima!