Aleitamento Materno: Posições e dicas para amamentar
A amamentação é uma novidade na vida de uma recém mamãe, o que pode gerar um mix de sentimentos, como medo, felicidade e ansiedade. Todas as emoções são válidas e naturais neste momento, já que trata-se de algo novo que muitas vezes é mesmo difícil de entender como funciona na prática. Para que a amamentação seja mais fácil tanto para a mulher quanto para o bebê, existem ótimas técnicas e posições que ajudam nessa nova fase. Inclusive, há profissionais para ajudar nisso! As consultoras de amamentação dão suporte para as mães que possuem qualquer dificuldade na hora de amamentar. Pensando em levar informação de qualidade para que você consiga amamentar e nutrir seu bebê, conversamos com a Dra. Cristina Herreira, médica especializada na área de pediatria. Ela nos ensinou 3 posições para amamentar que vão colaborar nesse início, mas que também podem ser utilizadas ao longo de todo o período de amamentação. Confira!
Posição tradicional
Essa posição é aquela que a maioria está familiarizada, pois é a mais comum dentre todas. Ela consiste em colocar o bebê deitado de frente para você, barriga com barriga, encostar a cabeça na curvatura do cotovelo e encaixar ele de frente para a mama. Dessa forma, o bebê fica todo alinhado durante a amamentação e próximo da mãe.
Posição invertida
Na posição invertida, o bebê é posicionado com as pernas para trás, por debaixo do braço, onde a barriguinha fica em contato com a axila da mãe. Nessa posição, o apoio da cabeça da criança é feito pela própria mãe, enquanto o segura de frente para o seio.
Posição cavalinho
Nessa posição, o bebê senta nas pernas da mãe, de frente para ela e na direção da mama, alimentando-se de forma sentada. A posição cavalinho é super interessante e útil para bebês que têm refluxo, porque assim, eles conseguem se alimentar tranquilamente sem o leite voltar. Ficou com alguma dúvida sobre as posições para amamentar? Assista a explicação em vídeo da Dra. Cristina!
Ver esta publicação no Instagram
Mudar as posições é importante
A Dra. Herreira explica que fazer mudanças na posição da amamentação é importante para que as mamas não sejam tracionadas sempre para o mesmo lugar, evitando fissuras mamárias.
Só essas posições são as corretas?
A resposta é: não! A posição correta é a que você e seu bebê se sentem confortáveis e felizes para que a mamada também seja tranquila ao longo de todo o tempo que o bebê estiver se alimentando.
O local tem influência sobre o bebê
A Dra. Cristina conta que o ambiente, antes de tudo, também tem influência sobre o bebê e sobre a mãe. Por isso, é importante buscar sempre um lugar calmo e/ou com sons leves, para que ambos fiquem relaxados.
Acessórios que ajudam nesse momento
Alguns acessórios podem auxiliar no conforto, como a almofada e a poltrona de amamentação, que dão o suporte necessário para a mãe e para o bebê na hora da mamada. Após isso, é só escolher quais posições mais agradam os dois. Durante a amamentação, a mãe e o bebê geram um vínculo que os deixam cada vez mais próximos, além de o leite materno ser uma fonte de nutrientes completa para o bebê. Por isso, é importante fazer da forma que ambos gostam e se sintam bem durante esse período!
Aproveite também para conferir nossas peças abaixo e até a próxima!