É natural que mamães tenham vontade de ficar ao lado do seu bebê após o nascimento. Entretanto, com a rotina do dia a dia, já sabemos que não dá para ficar parada! Mas não podemos esquecer de alguns cuidados necessários na hora de cuidar do pequeno.
Pensando nisso, este acessório foi criado especialmente para selar o relacionamento entre mãe e criança com muito amor na rotina do dia a dia. Embora seja bem conhecido, muitas mulheres não sabem como usar o sling. Vamos descobrir juntas?
Sling: o que é?
Slings são porta-bebês feitos com uma variedade de tecidos e comprimentos. Ele é utilizado para envolver o neném para bem pertinho do corpo da mãe, dando a segurança e carinho necessários para essa fase.
Como usar os slings: 4 opções de amarrações
Agora que já explicamos o que é, vamos te ensinar como usar o sling com algumas opções de amarrações. Teste e veja o que funciona melhor para você e o seu pequeno.
-
Cruz envolvente
Indicado para iniciantes por sua simplicidade, essa é a amarração perfeita para bebês que tenham um pouco mais de sustentação do que um recém-nascido.
Procure o centro do seu sling e o posicione na altura do peito, deixando a parte da frente reta e virada para cima, formando um assento na horizontal em sua barriga.
Pegue uma das pontas, passe para as costas por debaixo do braço e cruze por cima do ombro oposto. Repita a ação com a outra ponta do tecido. O objetivo é formar um X nas costas.
Pegue o bebê e o deslize para dentro da faixa no seu peitoral, segurando-o pelo bumbum. O tecido na horizontal ficará como uma rede para ele.
As pontas que ficaram soltas sobre seu ombro serão usadas para formar um X embaixo do bumbum do neném, servindo como uma sustentação extra.
Leve as pontas para trás e faça um nó duplo. Ajuste e sua amarração cruz envolvente está pronta!
-
Lateral Simples
Abra o tecido, encontre o meio e dobre-o uma vez. Após dobrado, coloque reto verticalmente apoiando um ponto no ombro e a outra solta nas costas. Com a ponta solta, passe-a pelas costas no sentido oposto e, após passar por debaixo do seu braço, cruze pela frente até juntar as duas pontas.
A ponta que está na frente deve ser colocada dentro da dobra do sling, que ficou apoiada em seu ombro. Puxe todo o tecido para fora, com o intuito da amarração inicial formar uma argola.
Pegue a criança e deslize para dentro da do sling. Se estiver frouxo, ajuste-o puxando todo o excesso, deixando ajustado conforme o peso de seu filho ou filha.
Após ajustes feitos, pegue as duas pontas que ficaram soltas e as separe. Inverta-as de posição, ou seja, a da frente fica atrás e a de trás fica na frente. Passe a da frente por debaixo do bumbum e a perna do bebê. A outra ponta passa pelas suas costas e cruza para frente, por debaixo das perninhas do pequeno.
Para finalizar, é só fazer um nó duplo com as duas pontas na sua frente.
-
Canguru frente
Diferentemente das outras amarrações, o primeiro passo deste é pegar o neném no colo. Posicione-o na sua frente. Pegue o tecido e coloque aberto nas costas dele. Ajuste no bumbum dele e jogue as duas pontas por cima do ombro.
Quando as faixas estiverem atrás, torça-os e forme um X nas suas costas. Traga as pontas por debaixo do ombro e faça um nó duplo embaixo da bunda do bebê. Prontinho, seu canguru está pronto!
-
Canguru costas
Parecida com uma mochila e também conhecida como canguru, esta amarração traz maior sustentação nas costas da mãe, sendo frequentemente procurada quando mulheres querem aprender como usar sling.
Pegue sua criança no colo e o coloque na lateral. Posicione o tecido nas costas dela e jogue as pontas para trás por cima dos ombros. Segure as duas pontas para trás com uma mão e use a outra para segurar o bebê. Rode a posição de ambos, levando o neném para trás e as pontas para frente por cima de seus ombros.
Incline seu corpo para frente, para equilibrar o pequeno em suas costas. Com o neném nas suas costas, prenda as duas pontas no meio de seus joelhos para ajustar e puxe o tecido para criar maior sustentação para ele atrás.
Pegue uma das pontas da faixa e passe por debaixo do seu braço por debaixo do bumbum do seu bebê. Repita a mesma ação com a outra ponta, cruzando-as no assento dele. Depois de assegurar o assento do pequeno, traga as duas pontas para frente e faça um nó duplo na altura do seu umbigo.
Pode usar esse acessório em recém-nascidos?
Usar esse tecido requer alguns cuidados importantes, como, por exemplo, a indicação de uso, sendo recomendada para crianças a partir do quarto mês até o primeiro ano de idade.
Antes disso, é extremamente perigoso, pois o recém-nascido não tem sustentação do pescoço e cabeça e pode até interferir nas vias aéreas que podem ser obstruídas pelo material da faixa.
Quais os benefícios do sling?
Conhecido pela sua praticidade, o sling traz vários benefícios para você e seu filho ou filha, como:
- Alivia as cólicas do neném;
- A posição traz tranquilidade para a criança;
- Evita dores na coluna dos pais porque o peso é bem distribuído com o uso do sling;
- Torna o processo de aleitamento materno mais fácil;
- Ajuda na coordenação do bebê.
O que levar em consideração ao comprar um sling?
Além de saber como usar o sling, é importante prestar atenção ao comprimento na hora de comprar. Ele deve ter até 2 m, para quando houver amarração ele ficar acima da linha do quadril, garantindo mobilidade e equilíbrio para a criança.
Outra dica é optar por tecidos de algodão, pois como a criança ficará envolvida nele, ela pode sentir calor e transpirar. A fibra natural ajuda na transpiração e evita a proliferação de bactérias.
Esperamos que tenha gostado das amarrações sugeridas e até a próxima!
Explore mais: